terça-feira, 3 de julho de 2012

Pó de Pirlimpimpim

O inverno começou há alguns dias e levantar de manhã está difícil (porque o ar está muito frio)! Mas, como o clima daqui onde eu moro é maluco, em questão de uma hora o sol já estava forte e aquecendo minhas mãos congeladas.

Depois de entrar no ônibus, como de costume, comecei a falar com Yahweh sobre as coisas que vemos, que ouvimos e que comparamos com nossos sonhos e expectativas. E me lembrei da Parábola do Semeador, em Lucas 8:4-8, que fala de sementes que caíram em um caminho onde foram pisadas e comidas por aves, que caíram entre espinhos ou junto a pedras e que caíram em terra fértil.

Enfim, virei para o lado e disse "Senhor, me dê boas sementes!" (pensando em ter as atitudes certas). Mas então Ele me soprou outra palavra: as sementes não eram ruins, mas o lugar onde caíram influenciou todo o seu processo de vida. 

Algumas caíram num caminho. Elas tinham tudo para dar certo, mas as pessoas pisaram naquelas sementes. Talvez não soubessem qual era o tipo das sementes ou achavam que eram sementes de pouco valor, ou talvez nem perceberam que pisaram em cima das sementes e as destruíram. Deve ter passado muita gente a pé, a cavalo ou jumento, com cargas pesadas. E, quando as sementes achavam que já tinham passado por tudo de ruim, vieram as aves (oportunistas) e comeram as sementes.

Outras sementes cresceram rapidamente (mais rápido do que todas as outras sementes do mesmo tipo), mas como não tinham uma base para sustentar sua estrutura, foram queimadas pelo sol e secaram. Da mesma rapidez que surgiram, se foram.

Teve também as sementes que chegaram a brotar, mas estavam entre plantas que impediram seu crescimento e  mataram todo o potencial que elas tinham. Os espinhos das outras plantas sufocaram os brotos antes que pudessem crescer e dar frutos.

Apenas as sementes que caíram em terra fértil cresceram e deram fruto - a trinta, sessenta e cem frutos por planta ou árvore que brotou. 

E eu comecei a enxergar as pessoas como sementes. Nosso Pai Celestial deu dons e habilidades para cada um de nós. Até aquela pessoa que parece não ter nada de especial, TEM algo de MUITO especial!

Mas... sabe quando você pega o caminho errado ou de dorme no ônibus e perde o ponto? Numa hora, você olha e pensa: "Caramba! Onde é que eu fui parar?? Que lugar é esse???"

Pois é! São tantos caminhos que tomamos todos os dias... tantas escolhas...
Romper a casca não é fácil, mas crescer, amadurecer e ter forças para gerar frutos, é ainda mais difícil. 

Pode acontecer em algum dia de as pessoas não reconhecerem o dom ou habilidade que Deus te deu, e nem darem valor para você. Pode ser que, no dia em que um rolo compressor passar sobre você, pessoas oportunistas se aproveitarem de sua exposição. O lugar pode ser até legal, mas não há como crescer nem frutificar.

Pode ser que aquela oportunidade de ser um sucesso e ter tudo o que você sempre sonhou, não seja o melhor lugar para você estar. Por isso, não brigue com Deus se as coisas não são tão fáceis como você acha que deveriam ser. Estude, trabalhe, insista e lute pelo que você sonha - e tenha certeza que os seus sonhos são os sonhos de Deus, pois nosso coração é muito enganoso (Jeremias 17:9) e pode fazer planos (Provérbios 16:1), mas a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor sempre prevalecerá (Romanos 12:2). 

Pode ser que você tenha que enfrentar pessoas que tem inveja de você e que não querem que você cresça e frutifique. E aí? Como reagir num lugar ou entre pessoas que parecem sugar suas forças e te sufocar dia após dia?

E aí, voltando ao meu lugarzinho no ônibus, já com as mãos aquecidas, perguntei-me: 
- Seremos levados pelo quê? Seremos levados para onde? E como vai ser essa jornada?

...Prossigamos em conhecer a Deus; Prossigamos em buscar Sua vontade (Mateus 6:33)!
Porque Deus é muito educado e Ele te deu o livre-arbítrio porque te ama, e não para ver você dando errado e se estrupiando na vida. Ele nunca vai te impor algo. Mas quando você pedir para que Ele te guie e te dê a direção para onde você deve ir e como deve agir, Ele não falhará (Tiago 1:5).


Que cada um de nós desejemos a terra fértil que o nosso Pai já preparou para nós! São tempos de crise? Não para quem está firmado em Deus (Lucas 6:46-49)! Se permanecermos Nele, estaremos em uma terra fértil onde daremos muitos frutos!

Tenham uma boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário