domingo, 6 de fevereiro de 2011

No meio do caminho, tinha um deserto...

Olá, pessoal, tudo bem?

E aí, o que vcs tem feito de bom? Fevereiro começou, as férias acabaram e parece que voltamos à correria normal do dia a dia.

Nessa semana, eu estava no ônibus, voltando para casa, quando entrou um homem vestido com um terno bege que não era o tamanho dele, camisa chumbo e gravata vinho. É, eu também não achei que o conjunto combinou muito, mas sabe o que Deus me falou a respeito dele?  "A calça dele está mais larga e o terno não está combinando com a camisa e a gravata. Mas é o melhor que ele tem. E ele é bendito por isso."

Isso me fez lembrar uma época em que passamos muita dificuldade e as minha roupas e calçados eram os que não serviam mais no meu irmão (e eu torcia muito para ele crescer rápido. Assim, a roupa ou calçado chegaria até mim mais inteiro, sem furos e remendos, sem estar tão desbotada, hehehe).

Mas é muito gozado, né? Porque Deus se faz presente em todos os momentos da nossa vida, mesmo na dificuldade. Deus sempre irá nos levar ao deserto para nos edificar, para tratar nossas deformações, para nos ensinar e nos tornar pessoas melhores.

Mas e aí? Será que você está pronto para o deserto?
Eu conheço um pessoal que passou maus bocados (Êxodo 1:14), mas que viu Deus justificá-los (Êxodo capítulos 7 a 9), protegê-los (Exodo 13:21-22) e até abrir um mar para que eles tivessem caminho e também para acabar com todos que os perseguiam (Êxodo 14). Uaaaaaau!!! Deus é o Cara, fala sério!!! Depois disso, é INCONTESTÁVEL que Deus existe, que só Ele é Deus e que devemos ser gratos para sempre e sempre por tooooooodas as obras que Ele faz nas nossas vidas e por nos amar tanto assim, certo???

Eu aposto que todos vocês responderiam "Ceeeerrtoooo", mas na verdade não foi bem assim =P Algo aconteceu em Êxodo 32:1-8. Eu não sei o que deu na cabeça desse povo! Eles não tomaram sol na cabeça, eles não beberam água salgada (que causa alucinações), eles não cheiraram meia fedida!! Então... Como puderam virar as costas para Deus tão rapidamente?!

Eles não entenderam o que havia acontecido com Eles. E foi por isso que não creram. E foi por isso que demoraram 40 anos para fazer uma viagem que demora 2 dias. E foi por isso que não chegaram até a terra prometida e morreram no deserto.

E muitas vezes a gente também não entende. A gente não entende que Deus permite certas situações para amadurecer a nossa fé e o nosso caráter ao dar a experiência de conhecer o poder do Deus que luta por você. Olha lá em Êxodo 14:4. Quem mandou os egípcios irem atrás dos hebreus foi DEUS! E pra quê? Para que soubessem que Deus é Deus, que Ele é o Senhor e que é Soberano sobre todas as coisas.

Agora imagina só! Você acorda, ora, Deus  fala que o dia vai ser uma bênção, você se alegra, se arruma e vai trabalhar ou vai para a escola todo feliz. Quando o ônibus está chegando, você vê que ele está lotado. Daí, você se aproxima da rua para dar o sinal, a roda passa em cima de uma poça e espirra água suja em você. Então, para amenizar a situação, você pensa em ouvir um louvor, mas descobre que esqueceu o celular ou MP3 em casa. Você respira lentamente, tenta disfarçar o desconforto e o calor do ônibus, vira o rosto para não sentir o cheiro do subaco do cara que está de braço levantado bem ao seu lado e finalmente... começa a chover!!! As pessoas fecham rapidamente todas as janelas e o ônibus vira A-QUE-LA sauna!!! Os vidros logo embaçam e você se inclina para limpar a janela e ver onde você está e descobre que era para ter descido naquele ponto. Até você conseguir atravessar tooodas as pessoas que estão na sua frente, já se passaram outros 3 pontos e você tem que voltar tudo andando... na chuva!

E aí, já deu pra te deixar de mal humor ou eu ainda posso voltar no comecinho da história e acrescentar aquele episódio fatídico de quando o seu dedinho do pé deu de encontro com a quina da mesa ou com a quina da cama e você gritou "AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHH-LELUUUUUUUIAAAAAAAA!!!!!" (huiahuiahuahuia)

:-)

Claro, isso não é bem um deserto. Na verdade, é um caso isolado e bem mais simple até. Mas eu aposto que muitos já passariam o resto do dia de mal humor e nem se lembrariam das promessas que Deus lhe deu naquela hora de manhã quando ele foi orar e consagrar seu dia a Deus. E muitos perderiam a oportunidade de estar mais uma vez na presença do Senhor e de encontrar Nele o seu renovo, a sua paz, a sua direção e o seu milagre tão esperado.

Desertos não são fáceis. Se fossem, seriam chamados de PRAIA, e não de DESERTO. 
E é no deserto que nossos defeitos aparecem. É fácil amar a Deus quando está tudo bem. É fácil enxergar Deus quando tudo o que acontece é bom, perfeito e agradável. É fácil ofertar e ajudar ao próximo quando não está faltando nada. Mas, quando não conseguimos enxergar a Deus, o difícil é não se deixar contaminar por um sentimento de rejeição vem dizer "Tá vendo?? Deus te abandonou!! Se Deus quisesse te ajudar, Ele já teria resolvido isso há muito tempo!!". É difícil crer na promessa quando tudo dá errado. É díficil manter a cabeça erguida quando se é humilhado por acreditar, por ter um sonho que é impossível. Ou seja, o deserto dói. Entristece. Cansa.

Mas eu quero te lembrar que Deus é um Cara muito criativo e surpreendente. E que o deserto PASSA. Cabe a você não ficar nele (afinal, não adianta sair do deserto se o deserto não sair de você).O que o Senhor nos diz lá em  Isaías 40:31?
Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão."

Por qual deserto você está passando? Eu também estou passando por um deserto... vamos passar por ele juntos?

Eu louvo a Deus por este blog e pela oportunidade de estar perto de vocês. De cada um de vocês. Pelos e-mails que recebo. Eu proponho você fazer uma listinha com as lutas que você tem enfrentado neste deserto e, se possível, envie para mim por email (vivianzink@gmail.com). Eu quero orar por você.

Eu vou falar mais sobre deserto depois, mas quero adiantar uma coisa e vou pedir que você guarde com muito carinho no seu coração: a tua luta não te tornar estéril.

Não se abata, você vai vencer o deserto!

Um super abraço e uma ótima semana para você!

2 comentários:

  1. hallelujah!!! Que mensagem maravilhosa pra começar a semana, Inspiradora.


    E seus pedidos? Você convida a todos para orar juntos, mas e os seus pedidos diaconisa? tem que fechar a corrente ^^

    O que segue abaixo não é direcionado a você, mas sim o que pensava a algum tempo e lendo o que vc escreveu me fez relembrar.

    “Difícil quando estamos no deserto, o sol nos desnorteia, a garganta seca e só conseguimos pensar em nosso objetivo. Matar a nossa sede, agora, agora, agora!!!

    ..Aí cansamos e falamos coisas ingratas a Deus. Mas é nesse momento que Deus demonstra sua misericórdia infinita, de uma forma ou de outra ele nos faz enxergar a verdade... o real motivo de estarmos passando aquilo.

    Logo ele nos mostra o caminho e chega o grande momento de escolhermos qual caminho seguir...

    Pode parecer papo de crente, e que não é possível chegar ou ir pelo caminho certo. Mas creia é possível, Davi (meu personagem preferido) teve de fugir e ficar no deserto, José o bonzinho foi amarrado pelos seus irmãos e jogado no deserto, Até Jesus foi tentado , onde, onde, onde? no desertooooo!!!

    E porque conosco seria diferente? Mas algo é bom nestas histórias. Deus deu meios para todos aqueles que citei acima vencerem o “deserto” a luta.

    Deus sempre nos dá um Norte... “

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian, graça e paz !

    É muito bom ver o Senhor usando seus exemplos para abençoar outras vidas, oro para que seu blog seja um canal e uma inspiração por mais de Deus sobre muitos.
    Falando sobre deserto, muitos na igreja (em geral)têm passado por ele , peço que você ore por uma amiga minha , ela se chama Simone, e têm passado por um deserto de decepções, mas Jesus pode dar à ela a esperança da primavera... um lugar de descanso nele.

    em Cristo

    Levi.

    ResponderExcluir