segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mas coelho não bota ovo... (Páscoa - parte 2)

Oi, pessoal, como vão as coisas por aí? 
Conforme combinado no último post (Feliz Páscoa... de verdade!)chegou a hora de conhecermos a verdade!! Hoje eu vou revelar quem nasceu primeiro: o ovo ou o COELHO

Muito bem, galera!! Preparem-se para esta revelação....!!!


Quem nasceu primeiro foi......o COELHO!!! *_____* (ooohhh)

Se você não entendeu nada, não tem problema! Vamos começar !



 
Os diversos nomes de uma deusa

Há alguns milênios, os povos anglo-saxões, nórdicos e germânicos adoravam uma deusa chamada Ostera, considerada a deusa da fertilidade e do renascimento, também conhecida como Eostre, Eostra, Eostrae, Eastre, Estre e Austra, que significa "A deusa da Aurora".

Seu nome é associado à luz da primavera, quando a terra produz mais alimentos e provisão. Ostera também está relacionada à deusa grega Eos (a deusa do amanhecer), que seria uma das formas da deusa Frigg, esposa do deus Odin.

Devido à semelhança de seus rituais e cultos, Ostera também é cognata da deusa babilônica Ishtar (ou Inanna, Afrodite, Ísis, Hator e Hera) e da deusa fenícia Astarote (também chamada de Astarte, Asterate, Asterath, Astorate, Asterote, Astorete, Astartéia, Asera, Baalate ou Baalat -  Juízes 10:6, 2 Reis 23:13, 1 Samuel 7:3), filha do deus Baal. Ostera também era chamada de Kubaba-Cibeles na Síria do Norte.



A história
Conforme a religião, Ostera era muito ligada à crianças e usava sua magia para entretê-las. Um dia, ela transformou um pássaro em um coelho. As crianças acharam sua mágica incrível, mas o pássaro (que agora era um coelho) entristeceu-se a cada dia por não poder mais voar e cantar. Ostera não podia desfazer o encanto mas, a pedido das crianças, posteriormente  transformou o coelho em pássaro por alguns instantes.

O coelho voltou a ser pássaro,  e botou ovos em agradecimento por sua breve liberdade e em homenagem à Ostera. Como as crianças haviam pedido para ele voltar a ser pássaro, ele pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo para lembrar as pessoas de não intervir no livre-arbítrio de seu próximo.

A mensagem é legal, mas há outras coisas por de trás disso.



Os cultos e rituais religiosos a Ostera

Como todo deus, Ostera também tinha rituais e cultos de adoração em sua homenagem. Por representar a fecundidade, seus símbolos eram a primavera (flores), coelhos e ovos coloridos. 

Os rituais consistiam em adoração de imagens, ofertas corporais e sacrifícios humanos. Como acreditava-se que ter relações com os sacerdotes de Ostera traria prosperidade e fertilidade, os cultos sexuais também eram comuns. Outro costume era o de pintar e presentear as pessoas com ovos coloridos, no intuito de desejar prosperidade e alegria às pessoas.

Havia também um festival pagão dedicado a Ostera que acontecia em 30 de março. Mais tarde, os rituais e costumes da adoração à Ostera foram absorvidos pela igreja católica e incorporados à Páscoa, que é chamada de "Easter" em inglês, ou "Ostern" em alemão (nomes derivados do nome da deusa).



 Astarote

Moral da História

Queridos amigos, 
Como todos vocês, eu também adoro ovo de chocolate! Mas pior do que Páscoa sem ovo de chocolate é Páscoa sem sua verdadeira razão.

O intuito deste post não é escandalizar vocês e pregar que nunca mais devemos comer ovos de chocolate na Páscoa (que o Espírito Santo venha a orientar cada um de vocês), mas meu objetivo foi compartilhar estas informações e despertar em vocês o desejo de buscar o verdadeiro sentido da Páscoa.

A palavra "Páscoa" vem do hebraido Pessach, isto é, "Passagem".

No Velho Testamento, podemos ver a Primeira Páscoa em Êxodo 12, quando o Anjo da Morte mata todos os primogênitos egípcios, exceto os primogênitos dos hebreus, em cujas casas havia o sangue do cordeiro no batente das portas. 

No Novo Testamento, Jesus é o Cordeiro de Deus que é crucificado, morto e ressurreto por cada um de nós. Ao aceitarmos seu sacrifício por nós, isto é, ao aceitarmos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, o Seu sangue nos purifica de todo pecado (João 1:29-34), nos livra do Anjo da Morte (Hebreus 2:14) e restaura nossa relação com Deus (Romanos 1).

Isso significa que a Páscoa é mais importante que o Natal!! O menino Jesus não pôde fazer nada pela humanidade, mas quando Ele se entregou por nós, Seu amor nos cobriu e passamos a ter a verdadeira vida (Romanos 8:11).

Com base nisso, por favor, quando falarem sobre a Páscoa, não deixem Jesus de lado para  falar de coelhinhos. Não custa nada lembrar dos milagres que Ele fez enquanto todos se reúnem à mesa para a refeição. 

Todos nós deixamos de acreditar em coelhinho da Páscoa quando crescemos, mas o que Jesus fez por nós é eterno... não tem como esquecer. Por isso, não economize palavras e atitudes para viver e para lembrar a todos quais foram os ensinamentos que Cristo deixou para nós! :)

Desejem trazer mais Jesus para a casa de vocês. Desejem distribuir mais de Jesus entre as pessoas que você ama. Pode até ser um ovo de chocolate, mas que venha acompanhado de uma palavra de bênção, uma demonstração de amor, um pedido de perdão, uma oração (mesmo que seja breve) de agradecimento pelo que Ele fez por você e eu.

Afinal de contas, foi isso o que Jesus sempre fez e sempre quis: estar perto de todos aqueles que são filhos do Pai.

Tenham uma ótima semana!
Beijos a todos!


----------------------------------------------- »

Esta é uma mensagem dividida em 4 partes:
1. Feliz Páscoa... de verdade!
2. Mas coelho não bota ovo...
3. Deixa eu ver se eu entendi direito...
4. Por que me amou tanto assim?


2 comentários:

  1. Amei seu histórico sobre a atual páscoa. Eu estava procurando o histórico da deusa e veja só encontrei mais que imaginava. todos deveriam ser curiosos.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante. fui curiosa rsrsr...E acabei encontrando o que precisava.

    ResponderExcluir